Home Informativo Notícias Honda mantém espécies raras de árvores da Amazônia por meio de projetos de preservação ambiental
Honda mantém espécies raras de árvores da Amazônia por meio de projetos de preservação ambiental

Desde o início de suas atividades produtivas no Brasil, que se deu com a chegada em Manaus no ano de 1976, a Honda contribui ativamente com medidas de proteção ao meio ambiente.

Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, a empresa compartilha algumas de suas iniciativas ambientais que têm contribuído para manter espécies arbóreas nativas e o reflorestamento de árvores ameaçadas de extinção.

Por acreditar que a preservação da biodiversidade, sobrevivência das espécies e manutenção dos ecossistemas são valores essenciais para a garantia do bem-estar humano e do planeta, a Honda busca estimular práticas de sustentabilidade, demonstrando que é possível conciliar o desenvolvimento socioeconômico com o respeito pelo meio ambiente e uso consciente dos recursos naturais.

 

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)

Para contribuir com a preservação da biodiversidade na região amazônica, a Honda se comprometeu a manter, desde 2006, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada no perímetro urbano de Manaus (AM).

Essa modalidade de conservação é parte de um compromisso voluntário em preservar a natureza e o equilíbrio do ecossistema local por meio da proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais e manutenção de equilíbrios climáticos entre outras contribuições ambientais.

Considerada um fragmento florestal urbano de mata secundária, localizada as margens do Igarapé do Mindu, a reserva mantida pela Honda abriga uma grande biodiversidade de espécies da flora e da fauna amazônica em uma extensão de 16 hectares de mata, espaço que equivale a 17 campos de futebol.

Cerca de 140 espécies florestais arbóreas e diversas espécies de animais nativos são preservadas graças a essa iniciativa.

 

Projeto Agrícola

A 80 km de Manaus, no município de Rio Preto da Eva, a Honda possui uma completa estrutura para os testes de qualidade e durabilidade de suas motocicletas. De forma harmoniosa, no espaço de 1.002 hectares, a empresa também mantém um projeto de horticultura e reflorestamento de espécies nativas.

O Projeto Agrícola, inaugurado em 2003, visa o plantio de árvores frutíferas, como coco, pupunha, acerola, limão, mamão e banana, além de alface e rúcula hidropônica, que abastecem os restaurantes da fábrica e entidades que cuidam de crianças e idosos carentes.

Cerca de 80% do terreno, o equivalente a 802,38 hectares, é mantido como reserva legal, propriedade rural a ser mantida com vegetação nativa, onde são cultivadas espécies ameaçadas de extinção, como mogno, pau-rosa, ipê e andiroba.

  • Pau-Rosa

Existem três tipos de pau-rosa do sul do México até a Mata Atlântica. No entanto, a amazônica é a que apresenta a maior concentração de óleo “Linalol”, substância usada na fabricação de perfumes importados. Por isso, a espécie foi explorada incessantemente há décadas e figura na lista do IBAMA, desde 1992, como espécie com perigo de extinção.

 

Doação a entidades sociais

Grande parte dos alimentos cultivados no Projeto Agrícola são destinados à doação para entidades sociais complementando a alimentação saudável de crianças e idosos do Abrigo Moacyr Alves, a Casa Mamãe Margarida e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC).

Desde o início do projeto, mais de 142 toneladas de alimentos foram doadas para as instituições sociais de Manaus.






COMPARTILHE:



Mais lidas
Honda Evolution
Conheça o Evolution! Uma super condição de financiamento para facilitar a aquisição do seu Honda 0km.
Honda lança Serviços de pós-venda…
Honda lança Serviços de pós-venda online As compras online já faziam parte do cotidiano do consumidor brasileiro. Com…
Honda é premiada no NPS Awards 2022,…

Atendimento via
Whatsapp